quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Desparasitação Interna e Externa

Hoje irei falar de desparasitação, tanto interna como externa.

Tal como a vacinação a desparasitação é muito importante para não só proteger os nossos amigos de 4 patas, como humanos e outros animais que os rodeiam.
Tenham em conta que os produtos que servem para cão normalmente não servem para gato, inclusive pode matar o seu gato. Informe-se com o seu médico veterinário do mais apropriado para o seu animal pois existem para cães e para gatos e para diversos tamanhos (pesos).
Uns são para pulgas e carraças, outros dão também para matar ovos; Uns são para prevenir a picada do mosquito da Leishmaniose, etc... nada como se informar ;)
Existem diversos esquemas de desparasitação, mas o mais comum é o que irei apresentar em seguida.


Desparasitação interna cães e gatos
- Aos 15 dias de vida (normalmente pasta e só para lombrigas)
- Até aos 2 meses, desparasitação de 15 em 15 dias.
- Entre os 3 e os 6 meses, desparasitar mensalmente (comprimidos já de largo espectro)
- A partir dos 6 meses - depende de vários fatores, mas pode ser trimestral, quadrimestral ou semestral.

Trimestral - Animais de rua, ou seja, estão constantemente na rua, ou vão dar os seus passeios diários à rua (inclui gatos)
Quadrimestral - animais que embora não estejam na rua, tenham contacto com quintais, varandas, ..
Semestral - que não tem contacto com o exterior (seja em quintais, rua, varandas)

Depende se tem também mais animais ou não, da idade e da imunidade do animal.

Desparasitação externa cães e gatos
A desparasitação externa deve ser iniciada assim que os animais estiverem expostos ao risco de serem infestados por pulgas e/ou carraças, ou que já tenham pulgas e carraças.


•Os sprays disponíveis no mercado podem ser colocados nas doses apropriadas ao animal em questão , a partir dos 15 dias de idade, podendo repetir-se quinzenalmente, ou seguindo indicação do médico-veterinário.
•As ampolas, consoante as marcas e correspondente principio ativo, podem iniciar-se entre as 6 e as 8 semanas de idade, e devem repetir-se mensalmente, com efeito preventivo. Existem animais com mais propensão para criar parasitas, ou que estão num meio mais propenso, nesse caso é provável que se tenha de colocar a pipeta de 3 em 3 semanas.
•As coleiras inseticidas são normalmente aplicadas a partir dos 6 meses de idade, e a sua durabilidade varia de marca para marca.

Os comprimidos existentes no mercado destinam-se a matar e esterilizar as pulgas (e não carraças) e podem ser administrados 1 vez por mês em animais adultos. Existem diversos produtos e marcas para desparasitação interna e externa, tentem informar-se do que melhor se adapta ao seu animal pois tal como já disse anteriormente os produtos de cão e gato são diferentes, tal como a dosagem na maioria das vezes consoante o peso.

Outra situação em ter em conta é a infestação nas habitações e /ou terrenos onde os animais se encontram, pois de pouco serve desparasitar externamente, se o ambiente continuar com um grande numero de parasitas e ovos de parasitas.
Há que utilizar produtos próprios de fumigação para exterminar principalmente ovos de pulgas nas casas dos proprietários (alcatifas e tapetes), e aparar o mato seco nos ambientes de exterior, principalmente no verão.
Espero que tenham gostado.
Se houver algum assunto que gostassem de ver abordado no blogue, aceito sugestões ;)

Beijinhos
Cláudia

Fontes:
Fonte 1 - Matéria dada nas aulas de auxiliar veterinária;
Fonte 2
Imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário