quarta-feira, 27 de abril de 2016

LAGOS - Campanha gratuita de castração de cães e gatos

Eis uma iniciativa de louvar da autarquia de Lagos, vamos a ver se pega a iniciativa e se estende para o resto do território.

 

"Vai ser levada a cabo, em Lagos, uma campanha de castração gratuita de cães e gatos.  A iniciativa, que é promovida pelo Canil/Gatil de Lagos, desenvolve-se entre os próximos dias 09 e 13 de Maio.
Os interessados em levar os seus animais de estimação a esta campanha devem efectuar uma inscrição prévia, na semana de 02 a 06 de Maio (entre as 9h00 – 12h00 e 14h00 – 16h00), junto da Câmara Municipal de Lagos (Margarida Maurício), através do telefone 282 780 900."

Noticia completa AQUI

Imagem

Já abriu o primeiro Cat Café

Boa tarde
Afinal não foi dia 23, foi hoje dia 27 que abriu. Quando se lida com a estabilidade de animais, mais vale aguardar.
Espero em breve poder ir em breve disfrutar do espaço e companhia, mas deixar passar a novidade pois não sou muito fã de confusão, pois tal como consta no facebook do Aqui há gato "A área da restauração tem capacidade para cerca de 30 pessoas. A biblioteca para 20 pessoas. Caso estejam 20 pessoas no espaço dos felinos, não podemos deixar entrar mais ninguém. Neste arranque quem quiser poderá efectuar reservas mas terá que ser via telefone. Os números encontram-se na página do facebook."
 
"Baguete, Nessi, Tâmara, Tomé e os irmãos Bruno e Bruna. Estes seis simpáticos gatinhos são as atrações principais do novo espaço de restauração que abriu esta quarta-feira ao público na Calçada da Estrela, em Lisboa.
 
"Como as nossas leis não permitem que os gatos estejam junto às mesas, o café está dividido em duas partes: o espaço para tomar bebidas ou refeições e a biblioteca, onde estão os gatos"
 
A responsável explica que no "Aqui há gato" vão ser servidas refeições "com tendência muito vegetariana, à base de sopas e saladas" e que o espaço vai funcionar todos os dias menos à terça-feira. Entre o staff estão duas "cat-sitters", que asseguram a interligação entre os clientes e os gatos.
 
Ler noticia integral AQUI

domingo, 24 de abril de 2016

Póvoa de Varzim vai deixar de abater animais

Eis uma boa noticia, embora a solução não seja a perfeita, encaminhar animais para A Cerca - Abrigo dos Animais Abandonados, instituição sem fins lucrativos, mas...já é um começo e indicador de se ir no bom caminho.

Deixo-vos aqui a noticia para a lerem na integra.

Beijinhos
Cláudia

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Cat Café - Aqui Há Gato - Abertura a 23 de Abril

Boas noticias pessoal!
 
O primeiro Cat Café irá abrir as portas ao público já dia 23 de Abril em Lisboa (mais detalhes no final da publicação).
 
No Aqui há Gato  os clientes podem desfrutar do café ou da biblioteca na companhia dos vários felinos residentes que por ali andam à solta.
 
“O “Aqui há Gato!” proporciona aos seus clientes a experiência de ler um jornal, uma revista ou livro, tomar uma refeição ligeira, um pequeno-almoço ou uma simples bebida, enquanto convivem com estes fantásticos animais - os gatos! Neste espaço possibilitamos uma interação e convívio com os gatos residentes, tal como se estivesse na sua casa”, lê-se na página deste estabelecimento no Facebook.
 
Para além disso, se se apaixonar por um dos felinos pode sempre adotá-lo. “Com este projeto procuramos também a satisfação de emoções e sentimentos pessoais. Assim, caso se apaixone por um dos gatos, há sempre a possibilidade de sair do café com o seu novo companheiro, ajudando a diminuir o flagelo de animais abandonados”, explica a gerência.
 
 
Aqui Há Gato
Calçada da Estrela, 74A, Lisboa
210 140 762

3ª a 5ª das 10h às 19h
6.ª e sáb. das 10h às 20h

Encerra às segundas
Site: Aqui há Gato


Agora é ver para quando um Aqui há Cão ;)

Beijinhos
Cláudia 
 
Fontes:
Fonte 1
Fonte 2

Formação - Tenho um novo cachorro! E agora? Dicas de treino e educação

Boas

Este foi o primeiro workshop em que participei :), até tive direito a certificado de participação e tudo :D

Gostei imenso, todos no Centro Veterinário da Malveira foram 5 estrelas.
A formadora Marília Domingos explicou tudo muito bem.
Embora algumas coisas já fossem de conhecimento meu derivado ao curso de auxiliar veterinária, aprendi ainda algumas coisas interessantes.
Ainda viemos para casa com um saco com bloco de notas, caneta e uns miminhos para o nosso 4 patas :D



Espero que venham mais uns quantos :)

Beijinhos
Cláudia Curto

Formação - Psicologia canina

Formação em que participei sobre Psicologia canina (teve como finalidade aprender a forma de lidar e trabalhar cães com alguns traumas e problemas.)
Posso estar com o ar mais aborrecido da terra, mas garanto que estava apenas a prestar atenção aos ensinamentos :)

Pena que no final não se tenha recebido nenhum certificado de participação.
Deixo aqui o link com a publicação original :)

Até breve
Cláudia Curto

Como e onde denunciar maus tratos animais.

Muitos de nós de certeza que já nos deparamos com dúvidas ou mesmo com casos de maus tratos animais.
Deixo aqui contactos para onde poderão contactar em qualquer caso.

PSP -  onde é possível pedir esclarecimentos ou denunciar casos.
email: defesanimal@psp.pt
Telefone 21POLICIA: 217654242

GNR
Linha SOS Ambiente e Território: (número azul) 808 200 520
E da página http://goo.gl/1zRBfA, onde se podem denunciar situações que violem a lei ambiental e/ou animal. 

Para ler a noticia completa clicar Aqui

Beijinhos
Cláudia

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Canários - Muda da pena

A muda faz parte do ciclo anual da ave podendo mesmo dizer-se que é a última fase de um ciclo reprodutivo.

Em Portugal acontece em fins de Julho, Agosto e Setembro.
A substituição de todas as penas debilita as aves e, normalmente, os machos deixam de cantar, tornando-se as aves mais débeis e vulneráveis a doenças.
Muitas pessoas consideram a muda da pena uma doença, embora isso não seja verdade, todavia se não forem tomadas certas precauções, os canários podem morrer.
Se o pássaro foi bem alimentado irá mudar as penas facilmente e não passará de 6 a 8 semanas.
No primeiro ano, as penas das asas e da cauda não são substituídas (rémiges e rectrizes). A substituição das penas deve ser gradual sendo umas substituídas por outras sem apresentar nenhuma parte do corpo completamente desprovida de penas.
Nos adultos a troca de penas do rabo, das asas, e demais penas inicia-se do centro para as extremidades. A muda das penas das asas ocorre simultaneamente em ambas e aos pares, no corpo ocorre a muda quase por inteiro, terminando na cabeça.
As penas caem naturalmente e devagar sendo que quase nem se percebe que o pássaro está na muda (exceto pelas penas que se vêm na gaiola);
Se o pássaro voar com dificuldades, começar a aparecer a pele, isto não é normal para a época de muda e pode ter sido causado pela má alimentação ou outras causas, não pela muda.
Como a ave se encontra debilitada devem ser redobrados os cuidados com correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.
Terminada a muda, os machos recomeçam a cantar, é a melhor altura para se decidir quais as aves a manter. É também a melhor altura para se comprar novos canários. Quando a muda aparece fora de época, tal pode dever-se a uma exposição prolongada a calor excessivo, a uma dieta inadequada ou até a um ataque de ácaros.
   
Alimentação
       É durante a muda que se normalmente de administram certas papas para melhorar a cor dos canários. Como estas papas são demasiado ricas em gorduras é necessário tomar atenção às quantidades e à qualidade dessas papas. As cores depositadas nas penas durante a época da muda mantêm-se até à próxima muda.
Durante a muda a alimentação deve ser equilibrada não esquecendo as vitaminas, minerais e aminoácidos.
As vitaminas podem ser ministradas sob a forma sintética em pó ou liquido (a venda em farmácias e lojas de animais), ou na forma natural dando verdura (folha de couve, espinafres, dente-de-leão), fruta (maçã, pera, laranja) ou legumes (pepino, cenoura).
É recomendado fornecer ao pássaro uma dieta correta para esta ocasião. Uma alimentação rica em cálcio (osso de ciba), casca de ovo, vegeta, mistura de grãos com maior quantidade de óleo e farinhada com ovo.
A água de beber será trocada diariamente e poderá acrescentar algumas gotas de complexos vitamínicos que contenha ferro.
 
Higiene
O calor ativa o desenvolvimento de bactérias e outros micro-organismos que existem na água dos bebedouros. As aves quando se alimentam e bebem por vezes deixam cair cascas e outros resíduos nos bebedouros.
Mesmo havendo o cuidado em mudar a água todos os dias, aparecem micro algas e a água e as paredes dos bebedouros ficam de cor verde, neste caso aprendi com a minha sogra a meter a banheira e bebedouros durante uns minutos em lixivia e depois lava-los muito bem com água corrente, alem de retirar o verde, desinfeta.
Manter a higiene das gaiolas é essencial principalmente nesta fase da vida do canário.
Tem-se de evitar que o pássaro fique em correntes de ar e tem-se de fornecer a banheira com água limpa para banhos, pois se as aves estão habituadas a banhar-se devem continuar a faze-lo mesmo durante a muda.

Sinceramente não me recordo de onde retirei a info. Este post era um dos que estava no meu outro blog e o  transferi para aqui.

Beijocas
Cláudia

Noticia - Lei animal em Maiorca

Bom dia
Fica aqui uma noticia para abrir a semana :)

"Maiorca (Espanha): Parlamento Balear acaba de aprovar uma iniciativa para modificar a lei de proteção animal, que prevê, entre outras, a proibição das touradas, largadas de touros e circos com animais. A nova lei poderá entrar em vigor já em Junho deste ano.
fonte:
http://goo.gl/DQqhUH"

Fonte:Basta Touradas