domingo, 27 de dezembro de 2015

Toxoplasmose e a gravidez

Hoje irei falar sobre a toxoplasmose, um assunto muito polémico e que iria tratar no decorrer do próximo ano, mas ontem ao jantar veio a conversa este tema, pois a minha cunhada está grávida de  27 semanas mas é imune, mas como milhares de mulheres não o são (eu incluída), deixo aqui um excerto de um trabalho que fiz para o curso de auxiliar veterinária.

Caso queiram saber mais, mandem-me mensagem que disponibilizo o pdf com o trabalho completo.

 "A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita unicelular que passa a maior parte do seu ciclo de vida nos gatos tornando-os hospedeiros definitivos enquanto no homem e outros animais como hospedeiros intermediários.
        Nos seres humanos, o contágio ocorre geralmente por via oral. Para além de ser transmitido por via oral, o Toxoplasma pode ser introduzido no corpo humano através de transfusões de sangue contaminado ou de transplantes de órgão colhidos de dadores infetados.

Sintomas
        Nos adultos, os sintomas de infeção por este parasita podem nunca aparecer e mesmo quando aparecem são ligeiros tais como: gânglios inchados no pescoço, dor de cabeça, dores musculares, fadiga e sensação de gripe.
Aparecem 2 a 3 semanas após a exposição ao parasita.
Em casos raros, os doentes também sentem dores musculares, dores de garganta, dores abdominais, erupção cutânea e sintomas neurológicos.
        Nas pessoas com um sistema imunitário enfraquecido, como pessoas com sida, transfusão de órgãos, os sintomas de toxoplasmose estão frequentemente relacionados com o cérebro e são graves.
Estes sintomas podem incluir: Perturbações da função intelectual, especialmente desorientação, dificuldade de concentração ou alterações do comportamento; Febre; Dores de cabeça; Convulsões;  Perturbações da função neurológica, especialmente movimentos anormais, dificuldades na marcha, dificuldades na fala e perda parcial da visão

Tratamento
        Na maioria dos casos, se uma pessoa apresentar, de um modo geral, uma boa saúde, não é necessário tratamento, a menos que os sintomas sejam graves ou anormalmente persistentes.
        Se um doente apresentar um sistema imunodeficiente, o médico pode tratá-lo com uma combinação de medicamentos para eliminar o Toxoplasma."

Toxoplasmose na gravidez 


Ciclo toxoplasmose
" A infeção pelo Toxoplasma gondii durante a gravidez pode passar através da placenta para o feto.
A probabilidade de aquisição de toxoplasmose congénita aumenta com o avançar da gestação, mas a gravidade de lesões no feto é mais elevada quando a infeção é adquirida durante o primeiro trimestre.
O tratamento da mãe grávida e do filho durante os dois primeiros anos de vida atenua a intensidade das lesões congénitas.

Em Portugal, é feito o rastreio para a toxoplasmose, que consiste num exame sanguíneo específico para o efeito, durante o 1º trimestre de gravidez (mulheres que já tenham feito este exame e sejam imunes e isso esteja documentado não precisam de fazer o exame).
Se após o exame a mulher não for imune, deve repetir este mesmo exame no 2º e 3º trimestre.

Uma infeção pode levar na mãe a um aborto espontâneo.
Nos recém-nascidos:
- Tamanho corporal anormalmente pequeno (baixo peso à nascença)
- Estrabismo, um dos olhos que vagueia ou desalinhado, ou outros problemas oculares
- Um tamanho da cabeça que é anormalmente grande ou anormalmente pequena
- Convulsões
- Icterícia (uma coloração amarelada da pele e das mucosas)
- Gânglios linfáticos aumentados
- Equimoses
- Erupção cutânea
-  Atraso do desenvolvimento e, por vezes, atraso mental.

Além disso, a toxoplasmose congénita aumenta o risco de morte fetal ou de parto prematuro.
A hipótese clínica de toxoplasmose, sempre ser confirmada com provas laboratoriais específicas.

CUIDADOS A TER
Se não for imune à toxoplasmose tem-se que ter um especial cuidado com os pontos que se seguem:
Ø  Lave bem as mãos depois de mexer em carnes cruas.
Ø  Certifique-se que cozinha bem toda a carne e peixe que vai ingerir.
Ø  Certifique-se que a carne que já está cozinhada não entra em contato com carne que ainda esteja crua.
Ø  Não coma ovos crus ou mal cozidos.
Ø  Lave bem frutas e os vegetais, especialmente se os consumir em cru.
Ø  Não use a mesma tábua ou faca para cortar carnes cruas e vegetais.
Ø  Se gosta de fazer jardinagem, utilize luvas e depois lave bem as mãos, principalmente se o jardim estiver acessível a gatos vadios.
Ø  Pode ser um pouco cansativo ou parecer exagerado, mas se tem um gato lavem sempre as mãos depois de brincar com ele.
Ø  Peça a outra pessoa para limpar a caixa de areia do gato. Se não der para escapar da tarefa use luvas e lave as mãos no fim.
Ø  Limpe a caixa diariamente e esterilize-a com água a ferver (deixe a água em contato com a caixa durante cinco minutos).

Quem tiver gatos deve confirmar se ele está ou não infetado pela doença pedindo ao veterinário que faça um exame. Se o gato fica em casa e não tem contato com as fezes de outros gatos, nem é alimentado com carne crua, muito provavelmente não tem muitas hipóteses de ser portador. Estes cuidados devem ser suficientes para prevenir o contágio da toxoplasmose."


Deixo aqui um vídeo que achei muito interessante a falar sobre a toxoplasmose :) Para ver clique AQUI

Imagens:
Toxoplasma (20 Março 2015)
Ciclo toxoplama (20 Março 2015)
Tudo de bom  (20 Março 2015)
Texto: fontes diversas
Vídeo (20 Março 2015)

Sem comentários:

Enviar um comentário